quarta-feira, 27 de abril de 2011

* ESCOLHENDO A CADEIRA CERTA*

Dando prosseguimento ao assunto ERGONOMIA, falaremos de uma velha e boa amiga  muito importante no nosso dia a dia:    A CADEIRA  !!!!



Atenção!! Seu corpo pede socorro. 

O computador já faz parte do nosso cotidiano, e muitas horas trabalhando em frente a ele trazem sérios danos a  saúde do nosso corpo, como dores e desvios na  coluna, inflamações nas articulações , dores musculares e crônicas que com o passar do tempo prejudicam seriamente nossa capacidade de trabalhar e executar os mais simples afazeres diários. Uma cadeira inadequada não  proporciona o conforto necessário para uma jornada de trabalho e é a causa principal destes transtornos . Existem muitos modelos no mercado, desde a simples a mais sofisticada, o mais importante é saber escolher a cadeira "ergonomicamente" correta. Lembrando que quanto mais regulagens ela tiver, mais cara será.

E como saber se a minha é adequada???....Saiba identificar levando em consideração alguns pontos.

Uma pesquisa revelou que uma cadeira adequada ao usuário acrescenta quarenta minutos produtivos em cada dia trabalhado, pois é essencial que a cadeira se adapte às pessoas e a todos os tipos físicos – não o contrário. 
Por esse motivo, o design da cadeira de escritório é definido em função da ergonomia.

Cadeira ergonômica é sinônimo de conforto. Não esquecendo de aliar a tecnologia que leva em conta a resistência dos materiais  empregados (robustez) assim como as regulagens de sua base, que  devem ser COMPLETAMENTE ajustáveis, isto é,  não é apenas um botão para abaixar e levantar . São as regulagens que vão dar todo o apoio ao corpo, para que se sustente de forma adequada na posição sentada.  
Uma cadeira básica e correta deve ter pelo menos as seguintes regulagens: altura total, altura do encosto, inclinação do encosto e altura do apoio para os braços. Precisa ter também apoio na região lombar, e padding (acolchoamento), densidade correta para o encosto e para o assento, acomodando o seu corpo sem perder a forma. Elas devem ainda ser giratórias, para que não seja necessário torcer a coluna. 

Em uma entrevista João Bezerra de Menezes ( professor de ergonomia e desenho industrial na FAUUSP e na ESDI-UERJ (Escola Superior de Desenho Industrial, doutor em arquitetura pela USP com a tese Parâmetros ergonômicos para o projeto de cadeiras de trabalho) disse : -" Não se deve iludir com a estética. Experimente a cadeira em uma estação de trabalho semelhante à sua e aprenda a regulá-la. É importante ter em mente que uma cadeira ergonômica não adianta, se o posto de trabalho não for adequado. Iluminação ruim, monitor na altura errada, computador mal posicionado são elementos que podem levar a uma postura inadequada, eliminando todo o benefício de uma cadeira de boa qualidade.
O usuário que muda de postura a todo momento não está se sentindo confortável e isso faz com que a produtividade caia. Uma cadeira de má qualidade cobra seu preço a cada dia de trabalho." ( revistaau )



(Figura 1)
Cadeira da Linha Mondo - Todas as regulagens

Veja mais modelos acessando nosso site: www.tcacorporativo.com.br




Mais algumas dicas  importantes:

Evite passar horas sentado na mesma posição. O ideal é  a cada 2 horas você levantar e esticar o corpo. Alongue costas, braços, punhos e pescoço.

• No trabalho, o monitor do computador deve estar a uma altura que sua cabeça fique reta, impedindo que olhe para baixo ou para cima durante a leitura.
• As costas devem estar eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira.
• Os joelhos devem ficar dobrados a 90 graus com os pés apoiados no piso.
• Jamais se posicione torcendo a coluna ou com os ombros caídos para frente.
• O cotovelo deve ficar junto ao corpo
• Os braços e punhos devem ficar o mais reto possível
• A tela deve estar a mais ou menos 70cm do rosto do usuário.

Siga estas dicas e bom trabalho!!!!!!!!


Siga a TCA Corporativo no Twitter: @tcacorporativo


Acompanhe a TCA Corporativo no Facebook 



Nenhum comentário:

Postar um comentário